quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

LANÇAMENTO DE LIVRO DE DANIELA SANTIAGO

Jornalista da RTP, Daniela Santiago lançará o seu livro O reconforto da televisão. Uma visão diferente sobre a tragédia de Entre-os-Rios no dia 3 de Março, pelas 18:30, no restaurante do piso 7 do El Corte Inglés, Av. António Augusto de Aguiar, 31, em Lisboa.



A autora escreveu recentemente Inferno no Paraíso – 15 dias no Sri Lanka depois do tsunami (também da MinervaCoimbra).
Para José Manuel Paquete de Oliveira, que apresentará o livro,

  • Daniela Santiago, a partir do envolvimento em que se viu metida neste acontecimento como repórter de televisão, mas no duplo papel de autora de uma tese de um curso de mestrado que frequentava, encetou uma via difícil, quiçá perturbante e polémica. Foi à busca de uma interrogação que pôs a si própria: Poderá a televisão, ou a reportagem televisiva, em situações de tragédia humana, desempenhar uma função de reconforto junto das vítimas e familiares envolvidos no acontecimento?

    A autora pretende provar que «apesar de todas as críticas acerca do trabalho dos jornalistas» a comunicação social «desempenhou um papel extremamente importante para a população local». E quer confirmar de alguma maneira, esta hipótese, pelo perscrutar dos muitos depoimentos que ouviu e pela observação directa que fez em pleno desenvolvimento da desgraça que atingiu aquela população. Daniela Santiago quer «comprovar que a televisão pode ajudar a superar momentos de dor, sofrimento e mesmo isolamento exercendo função de reconforto».

    Caberá ao leitor avaliar o conhecimento que este texto lhe traz, uma vez que este livro, agora editado e divulgado pela MinervaCoimbra, - como diz a própria autora - tem uma finalidade em especial: fazer sentir ao grande público a tragédia de 4 de Março de 2001, acontecida em Entre-os Rios, e tentar contribuir para que as pontes que se constróem, onde quer que seja, jamais se abatam pela incúria dos homens.

Sem comentários: