sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

LIVRO DE PEDRO COELHO SOBRE TELEVISÃO DE PROXIMIDADE

Foi recentemente lançado no mercado o livro de Pedro Coelho A TV de proximidade e os novos desafios do espaço público.

Jornalista desde 1988, primeiro na rádio e, desde 1991, na televisão (SIC desde 1992), o livro que ora se apresenta é resultado da tese de mestrado que defendeu na Universidade Nova de Lisboa, orientado por João Pissarra Esteves.

O blogueiro leu, em tempos, essa tese de mestrado, mas ainda não verificou se há ou não alterações introduzidas no livro. Contudo, recomenda a sua leitura, nomeadamente o estudo de caso, a partir da página 187, onde ele descreve, analisa e comenta criticamente as experiências portuguesas de televisão de proximidade.

Eu tenho tido, ao longo dos últimos anos, dificuldade em aceitar a existência de canais de televisão em áreas do país a que se convencionou chamar regiões, pois tenho pensado não haver capacidade financeira para manter projectos sólidos. Comparo sempre com os modelos actuais das rádios locais, transformadas crescentemente em retransmissores de rádios nacionais.


Porém, com a leitura do trabalho de Pedro Coelho e com modelos de televisão ligados à internet, acredito que o custo de um projecto de televisão de proximidade seja sustentado por valores inferiores aos que existem. Há ainda que vencer preconceitos de índole política, pois a descentralização não é sempre bem vista. Registo, aliás, o tom do autor - que leio como cauteloso: "A falta de uma vontade política forte que associe o país às televisões de proximidade tem sido, ao longo da história, amparada pela inexistência de uma pressão social reivindicativa, por parte das comunidades regionais, de televisões próprias" (p. 192).

As páginas seguintes são a arqueologia das experiências desse "movimento frágil e ilegal". Em 1983, por exemplo, houve emissões em Évora, Espinho e Porto. A TV Maravilha emitiria 12 minutos no Porto, em 1984. No ano seguinte, e na mesma cidade, surgia um movimento de cidadãos, o Fórum Portucalense, visando a criação de uma televisão regional. Em 1985, cabia a vez à SUL TV, a emitir da Cova da Piedade, na margem sul do Tejo.

Leitura: Pedro Coelho (2005). A TV de proximidade e os novos desafios do espaço público. Lisboa: Livros Horizonte e CIMJ. 255 páginas, €17,95.

Anotação: não compreendo que um livro lançado no mercado este ano tenha a data de 2005. Em termos de marketing é uma má opção, pois o livro aparece com a marca do ano passado. Em mercados mais agressivos quanto ao marketing do livro (Estados Unidos, Reino Unido, Brasil), uma edição surgida no último trimestre de um ano leva a identidade do ano seguinte, no sentido de livro novo ("ano" de 15 meses).

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