sábado, 25 de março de 2006

EXPOSIÇÃO DE MODA EM BARCELONA

Se eu fosse a Barcelona nos próximos tempos, certamente que não perderia a exposição de 26 peças de alta costura da casa Santa Eulalia, empresa pioneira da moda espanhola. Por uns dias - como se lê na revista de sábado do El Mundo (
Yo Dona), em texto assinado pela comissária da exposição, Charo Mora -, vestidos, agasalhos, chapéus e outros deixam os armários das suas proprietárias e revelam oitenta anos de moda.

Corria o ano de 1926, quando a casa Santa Eulalia organizou o primeiro desfile de moda no seu edifício das Ramblas em Barcelona, artéria que nascera no começo desse século [a marca Santa Eulalia vinha já de 1843]. Com acompanhamento de piano, à maneira francesa, a passagem de modelos continuou até 1996, apenas interrompida pela Guerra Civil do país vizinho (1936-1939). Em 1941, a casa Santa Eulalia deixava as Ramblas para se instalar no número 60 do Paseo de Gracia. Nessa altura, como recordam clientes e modistas, os 20 empregados da loja não tinham mãos a medir, fosse de manhã ou à tarde. Cada cliente tinha uma hora marcada para atendimento, como se fosse a consulta do médico.





Santa Eulalia: espírito de mulher, exposição no edifício Santa Eulalia, Paseo de Gracia, 93, Barcelona, até 15 de Abril.

Sem comentários: