quarta-feira, 29 de março de 2006

UMA TESE DE MESTRADO SOBRE IMPRENSA REGIONAL

Hoje, de manhã, defendeu tese de mestrado em Ciências da Comunicação na UCP a aluna Sofia Santos, com o título Imprensa regional – temas, problemas e estratégias da informação local.

Do seu trabalho, retiro as seguintes conclusões: a imprensa regional tipo do distrito de Lisboa (área geográfica que ela estudou) é constituída maioritariamente por jornais que pertencem a um grupo empresarial, com uma tiragem de mil a mil e quinhentos exemplares e disponíveis em menos de 40 pontos de venda cada um. Em termos genéricos, nos jornais analisados não existem mais de dez trabalhadores a tempo inteiro (maioria como jornalistas) e não há fotógrafo exclusivo. Muitos destes jornais adoptam algumas estratégias de marketing e promoção de eventos. Os directores dos jornais, apesar de constrangimentos vários, procuram dar uma imagem positiva da situação.

Em termos dos profissionais, o jornalista tipo é de género feminino, entre 25 e 35 anos, possui licenciatura e carteira profissional, é elemento do quadro (40%) ou recebe através de recibos verdes (30%) e ganha menos de mil euros, trabalhando há cerca de cinco anos na imprensa regional. Das secções mais presentes nos jornais analisados, as mais destacadas são desporto, cultura, local e regional, ocupando também bastante espaço as páginas de publicidade e de classificados. Uma outra secção de grande peso é a do obituário. O número de páginas por edição oscila entre 16 e 28 páginas, com dez dos jornais a custarem um euro.

A nova mestre, para obter estes dados - e bastantes outros -, fez um inquérito e entrevistas a directores e jornalistas de 16 media escritos do distrito de Lisboa. Remeto para outra entrada aqui colocada, a da defesa da tese de mestrado de Cláudia Costa (O impacto das câmaras municipais na imprensa regional. Um olhar sobre os dois jornais diários da cidade de Braga), igualmente sobre jornalismo de proximidade, escrita a 14 de Junho de 2004.

Observação: o blogueiro manifesta alegria pela defesa do trabalho de Sofia Santos, dado ter sido seu orientador.

Sem comentários: