quarta-feira, 28 de junho de 2006

CAPOEIRA

Escreve Carina Teixeira, com data de anteontem, no sítio brasileiro
ArteCidadania, que a Capoeira "se popularizou por misturar luta, dança, arte marcial, música e brincadeira numa única e complexa manifestação cultural" e é já praticada em 51 países.

Inicialmente, foi uma espécie de resistência a escravidão e chegou a ser proibída no país, mas ganhou a simpatia dos desportistas no Brasil e no mundo. Continua o texto: "Em razão da imigração brasileira, a Capoeira se disseminou pelo mundo e conta hoje, com diversos centros de aprendizado e prática em 51 países. Já é reconhecida como esporte pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Secretaria de Alto Rendimento, sendo considerado uma modalidade genuinamente brasileira e uma atividade de alto rendimento físico".

Só na Califórnia, há 120 cursos, incluindo o da Universidade de Berkeley. "Houve um boom de capoeira, especialmente depois que ela foi reconhecida como esporte pelo Comitê Olímpico Brasileiro", declara o Doutor em antropologia cultural Sergio Luiz de Souza Vieira. "A capoeira entrou em clubes da classe média alta, em colégios e universidades”, completa [lido no texto citado].

O texto inteiro pode ler-se
aqui. [imagem igualmente retirada da mesma notícia]

Sem comentários: