quinta-feira, 29 de junho de 2006

ECONOMIA DAS INDÚSTRIAS CULTURAIS (II)

Os dados divulgados pela APCT (Associação Portuguesa para o Controlo das Tiragens) sobre a circulação média dos jornais são um grito de alerta para os jornais nacionais. Exceptuando os gratuitos (Metro, com capitais da Media Capital, e Destak, da Cofina), os jornais pagos conheceram quedas significativas. Os jornais que eu compro diariamente, Público e Diário de Notícias, baixaram 9,4 e 9,5% respectivamente em relação ao primeiro trimestre do ano passado (46119 e 36305 exemplares). Já o Jornal de Notícias baixou de 102026 para 99989 e o Correio da Manhã de 125027 para 119431, queda que também apanhou o 24 Horas e os desportivos e os semanários.

Na leitura das notícias não encontro explicações, a não ser a queda dos jornais pagos e a subida dos gratuitos. Será uma transferência pura, ou há outros factores como a crise económica e o consumo de notícias pela televisão e pela internet?

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