quinta-feira, 29 de junho de 2006

AGUASFURTADAS, Nº 9

Com a qualidade a que já nos habituou, saíu o número 9 da revista aguasfurtadas, com três componentes e seus responsáveis: Letras (Luísa Marinho e Rui Manuel Amaral), Artes Visuais (Leandro Ribeiro e Francisco Eduardo) e Música (Pedro Junqueira Maia).

Em edição do NJAP/JU (Núcleo de Jornalismo Académico do Porto/Jornal Universitário), e com sede na rua Miguel Bombarda, 187, Porto, contém 277 páginas de textos e imagens. De entre os textos, contam-se os de Inês Lourenço, Tiago Gomes, Rui Lage, Pedro Ribeiro, Marcelo Rizzi, Adrienne Rich, Virginia Woolf e Filipe Guerra, para além de trabalhos de fotógrafos e artistas plásticos e um CD com obras de Alexandre Delgado, Ruben Andrade, Dimitris Andrikopoulos e do grupo de jazz Espécie de Trio.

Destaco - trata-se de mero gosto pessoal - o texto de Miguel Lorga Miranda, De que falamos quando falamos do riso. O autor escreve sobre o riso ao longo da humanidade, e da sua não consensualidade em termos de espaços culturais, apesar da sua larga importância. Para S. Bento, por exemplo, nos instrumentos de boas obras como regras, "Não dizer palavras vãs ou que provoquem o riso; não gostar de rir muito nem à gargalhada". O evitar o riso estava na base da escala da humildade. Também Santo Agostinho, olhando para o seu passado, identifica o riso como algo que passou. Já na oração de S. Francisco estipulava-se o oposto: "Onde houver tristeza, que eu leve a alegria".

O conto de Filipe Guerra também despertou a minha atenção. Logo pelo seu começo: "Cada conto é uma casa, há livros que são cidades. Noventa por cento das personagens saem de casa, entram em casa, procuram casa, perdem a casa. Os outros dez por cento não têm casa e sonham com ela". [fotografia de Bruno Espadana]

Este número será apresentado no dia 6 de Julho, a partir das 21:30, nos Espaços JUP (Rua Miguel Bombarda, 187), no Porto, com a realização de um espectáculo que incluirá as actuações dos projectos Mana Calórica e Las Tequillas.

Visite o blogue da revista aguasfurtadas aqui e veja o primeiro vídeo de promoção do número nove aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

há cerca de 6 anos que circulo pelos blogues...e desconhecia este espaço - admito que talvez já me tenha sido referido por alguém amigo! foi hoje a visita. gostei!
abraço carlos pf

http://podiamsermais.weblog.com.pt/
http://aminhaverdadeiranatureza.blogspot.com/