VER PICASSO EM MADRID
Pablo Picasso (1881-1973) nasceu há 125 anos e o seu mais famoso quadro, Guernica, regressou a Espanha há 25 anos, razões para o museu do Prado e o museu Centro Rainha Sofia, ambos em Madrid, abrirem duas magníficas exposições, cada uma com um princípio simples.
No Prado, instituição de que Picasso foi director (1936-1939, isto é, durante a Guerra Civil Espanhola), há uma retrospectiva dos seus quadros perante as suas maiores influências, fruto da sua observação profunda enquanto estudante. Vários dos seus quadros vieram de outros museus, estabelecendo assim um diálogo dificilmente irrepetível. Já no museu Rainha Sofia, Guernica e os imensos esboços feitos em tempo recorde (mais ou menos um mês), o que dão conta da febril criatividade do pintor de Málaga.
O catálogo produzido para a exposição é magnífico, ficando a par da qualidade da exposição, em especial a do Prado (preço: €30 de capa mole e €48 de capa dura, 422 páginas).
As imagens acima representam elementos de imediaticidade ao museu do Prado, como cartaz de rua, fila de acesso à entrada, bem como as capas dos desdobráveis e a imagem do catálogo; as seguintes referem-se ao museu Rainha Sofia, nomeadamente os elevadores (de onde fiz o pequeno vídeo).
Sem comentários:
Enviar um comentário