sexta-feira, 15 de setembro de 2006

EDITADOS DOIS IMPORTANTES LIVROS DE COMUNICAÇÃO

A Porto Editora, na sua colecção de Comunicação, fez editar os livros de Luís Oliveira Martins (Mercados televisivos europeus) e de Gonçalo Pereira (A Quercus nas notícias). À editora e aos dois directores da colecção (Joaquim Fidalgo e Manuel Pinto) e aos dois autores, os meus parabéns. Sabe bem ter disponíveis, na rentrée académica, dois trabalhos de qualidade, em áreas distintas da comunicação social e das indústrias culturais. É que os autores fizeram parte de uma belíssima turma de mestrado da Universidade Católica, em que se incluiu ainda Rui Marques, actual ACIME (Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas) - e os não mencionados que me perdoem, mas não os esqueci.

Luís Oliveira Martins, professor do departamento de Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, onde lecciona cadeiras da área de economia, escreveu um trabalho sobre os mercados televisivos europeus, em especial Espanha, França e Reino Unido, comparando com a evolução do mercado nacional. Trata-se de um estudo muito actualizado sobre televisão e que interessa a estudiosos do sector.

Gonçalo Pereira, director da edição portuguesa da National Geographic, analisa a organização ambiental Quercus na sua relação com os media. Para ele, a Quercus consolidou-se, ao longo dos anos da sua actividade, como fonte (não oficial) nas notícias sobre o ambiente. O trabalho de Gonçalo Pereira aborda ainda os momentos de crise da organização não governamental, aquando da saída de membros dirigentes para ocupar lugares oferecidos pelo poder político, e o modo como soube reconquistar a confiança dos jornalistas.

O blogueiro, certamente, também se sente feliz. É que os dois jovens autores - de quem se espera muito em termos de investigação e de resultados a publicar - passaram longas horas a conversar comigo, eu que os instigava a pesquisar, lançando pistas e, sobretudo, muitas dúvidas sobre os caminhos que seguiam nas suas investigações. O meu obrigado aos agradecimentos com que me brindaram nas suas obras por essas horas de inquietação intelectual. Elas foram muito estimulantes e proveitosas.

Sem comentários: