sexta-feira, 15 de setembro de 2006

SIMPÓSIO INTERNACIONAL “GUERRA CIVIL DE ESPANHA: CRUZANDO FRONTEIRAS 70 ANOS DEPOIS”

Realiza-se, nos próximos dias 25 e 26 de Setembro, organizado pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-UCP) e pelo Instituto Cervantes [instituições onde decorrerão os trabalhos], o Simpósio Internacional Guerra Civil de Espanha: cruzando fronteiras 70 anos depois.

O encontro reúne especialistas portugueses e espanhóis de diversas áreas, pretendendo reflectir, a partir do presente, a Guerra Civil de Espanha, (1936-1939) quando se celebra o 70.º aniversário do seu início. Paul Preston, Prémio Príncipe das Astúrias, historiador, autor de biografia do rei Juan Carlos, abre o encontro.

Segundo a organização, os destaques para as sessões do dia 25 de Setembro (na Universidade Católica) pertencerão a Paul Preston (London Scholl of Economics and Political Science), com o tema A Guerra Civil de Espanha vista desde 2006, e Paloma Esteban (Conservadora-Chefe do Departamento de Pintura do Museu Rainha Sofia de Madrid), que falará sobre “Guernica” e a influência da Guerra em Pablo Picasso. No dia 26, no Instituto Cervantes, apresentarão comunicações Ana Vicente (Escritora, Sociológa), com As Relações entre Salazar e Franco, e José Miguel Sardica (Historiador, FCH-UCP), com Salazar e a Imprensa durante a Guerra Civil de Espanha.

A sessão de encerramento terá a presença de José Pacheco Pereira (Historiador, Comentador) (título de comunicação não conhecido) e Nicolás Sánchez-Albornoz (Historiador, Professor Emérito da New York University), com a comunicação Um menino em Palhavã. Sánchez-Albornoz falará na perspectiva de historiador e dará um testemunho pessoal enquanto filho do embaixador da República Espanhola em Portugal em 1936.


Os outros conferencistas serão Jorge Fazenda Lourenço, Ana Paula Rias, José María Ridao, Carlos García Santa, Inês Vieira, Eugénia Vasques, Antonio Fernández e Nelson Ribeiro.

As sessões, nos dois dias, começam às 10:00.

Sem comentários: