quarta-feira, 13 de setembro de 2006

OS 42,2% DO EXPRESSO
  • "Enquanto que o preço [de capa] deve pagar o papel, a impressão e a distribuição, a publicidade pagará a redacção e a administração e fornecerá o lucro do jornal" (Émile de Girardin, fundador do jornal La Gazette em 1836, citado em Jean Gabszewicz e Nathalie Sonnac, L'industrie des médias, 2006: 26).
De sábado até hoje de manhã, pensei que o semanário Sol, ainda antes de aparecer, já derrotara o Expresso. É que, no sábado, no sítio onde comprei o jornal, vieram todos os produtos (incluindo o DVD) excepto o caderno principal do Expresso. Julguei que este deixara de ter importância, transferida para os produtos associados. Mão amiga fez-me chegar por correio - o que me leva a voltar à primeira forma.

Mas li o caderno principal rapidamente. A mudança de tamanho (para menor) reduz a dimensão das notícias. E, além disso, muitas das páginas têm a parte de cima com notícias e a parte de baixo com publicidade. Contabilizei 42,2% do espaço total (32 páginas) em publicidade. Se fosse Girardin, e dado o evidente grande lucro do jornal, o preço deveria baixar mais do que €0,2. Bem podia custar €2, afinal o preço do concorrente que está a chegar.

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