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O título do trabalho de Catarina Valdigem é indicativo: Usos dos media e identidade: brasileiras num salão de beleza. Na realidade, ela observou as interacções dentro de um salão de beleza no concelho da Moita, onde uma família brasileira instalou o seu local de trabalho. Segundo a autora, para além da compreensão das vagas migratórias e das imagens mediatizadas sobre as mulheres brasileiras, construiu um modelo de análise e partiu para o terreno, desde um contexto mais vasto de interacção (o bairro e o comércio local) para um contexto de consumo mediático. O Outro (a brasileira) é (re)contruido a partir dos estereótipos, com uma "desetnização" face à sociedade dominante e desenvolvimento de estratégias de integração no bairro.
Outros textos a ler são os de Denise Congo (migrações no Mercosul), Willy S. Filho (a mulher brasileira no jornalismo televisivo português), Nicolás Lorite (imigração e investigação audiovisual) e Alberto Efendy (migração em Espanha).
O próximo número da Media & Jornalismo, a sair em Novembro, será um número temático dedicado à história do jornalismo.
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