quarta-feira, 18 de outubro de 2006

APRESENTAÇÃO DE LIVRO DE MONIQUE SICARD

Decorreu ontem, ao fim da tarde, o lançamento do livro de Monique Sicard, A fábrica do olhar. Imagens de ciência e aparelhos de visão (século XV-XX), o primeiro volume de colecção nova das Edições 70.

Na sessão, organizada pela editora, pela livraria Almedina e por José Carlos Abrantes, director da nova colecção, estiveram presentes a autora, Paulo Filipe Monteiro (docente da Universidade Nova de Lisboa) e Vicente Jorge Silva (jornalista e cineasta).

Paulo Filipe Monteiro centrou-se no encantamento produzido pela leitura da obra e dos temas abordados nesta, de que destacou a importância da mudança da epistemologia das ciências, que hoje assume a ficção na sua narrativa. E relevou a análise feita pela autora sobre os aparelhos que, ao longo dos séculos, constroem o olhar, bem como a relação difícil dos intelectuais com a técnica, que não é cultura. Ora, diz Sicard, a imagem é simultaneamente técnica e cultura.

Já Vicente Jorge Silva preferiu fazer uma leitura directa de partes do livro e associá-las a outras leituras, visando sempre o olhar - do outro, do desconhecido, da invenção a partir do olhar.

O livro de Monique Sicard tem 23 capítulos divididos em três partes (gravura, fotografia e imagiologia). A autora é investigadora do CNRS (Centre National de Recherche Scientifique), foi colaboradora da revista Les Champs Médiologiques e realizou documentários para a televisão.

[legenda da fotografia seguinte: Paulo Filipe Monteiro, Monique Sicard, José Carlos Abrantes e Vicente Jorge Silva]





Sem comentários: