quarta-feira, 15 de novembro de 2006

118 IGNORA EXISTÊNCIA DE MINISTÉRIO DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES

Ontem, por volta das cinco da tarde, pretendi falar para o ministério dos Assuntos Parlamentares. Pedi o número de telefone ao 118, serviço da Portugal Telecom que informa números e moradas através do cruzamento de um destes dados ou da indicação da propriedade do número de telefone. Fiz três telefonemas: do primeiro, deram-me o número do Parlamento Europeu; do segundo falei com um operador e uma supervisora que me disseram ter apenas números de telefone de grupos parlamentares como o Partido Social Democracia (assim mesmo) e Partido Social (assim mesmo); do terceiro, a supervisora (diferente da da segunda chamada) disse-me para eu fornecer uma indicação mais precisa, pois, por ministério dos Assuntos Parlamentares, não havia qualquer informação.

Fiz agora uma pesquisa através de um motor de busca na internet. Efectivamente, por ministério dos Assuntos Parlamentares não se vai a qualquer lado. Mas procurando no portal do Governo, há uma indicação de
Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares. E descobri o número de telefone geral - 213920500 - que, hoje, já não me faz falta.

Em suma, o 118 não sabe da existência do ministério dos Assuntos Parlamentares. Por seu lado, este não aparece directamente identificado na internet. Ou será que há ministro sem ministério? Sendo ele que tem a tutela da comunicação social, será que desconhece esta falha de comunicação?


[imagem: telefonista dos serviços de informação, por volta dos anos de 1950, muito antes da automatização e informatização dos serviços, retirada do meu livro História das telecomunicações em Portugal, 1877-1990, p. 122, uma edição de Telefones de Lisboa e Porto, 1990]

Sem comentários: