quarta-feira, 8 de novembro de 2006

CULTURA E MERCADO


Transcrevo, da newsletter Cultura e Mercado de ontem, o seguinte editorial de Leonardo Brant [obviamente aplicado à realidade do Brasil]:

  • POLÍTICA GIL AMEAÇADA

    O que é a “Política Gil” senão um discurso bem estruturado a respeito da importância da cultura para a gente de um território complexo e diverso como é o nosso país? E o que será dele sem a sustentação desse discurso, a estrutura e o orçamento capaz de torná-lo efetivo e viável?

    A “Política Gil” está viva. Encontra-se, contudo, em estágio inicial. Precisa ainda reforçar e consolidar seus alicerces. Mas quem seria capaz de realizá-la senão o próprio Gil? Essa é uma preocupação que ronda o Palácio, sobretudo a partir dos rumores de que o próprio ministro colocaria sua sucessão na mesa.

    De todos os setores incomodados com essa política, destacam-se o próprio governo e os partidos que o sustentam. Se por um lado sua incursão pelo mundo encantado da mídia e da indústria cultural recebe vistas grossas dos colegas de Esplanada, por outro, a revolução silenciosa de seus Pontos de Cultura não gerou frutos suficientes para incomodar a elite ocupante dos balcões do MinC, já que está localizada nos lugares não visitados por esta cintilante camada da população. Continua, dessa forma, suscetível aos vai-e-vens do toma-lá-dá-cá da política partidária.

    Candidatos à sua cadeira não faltam. Partidos movem-se nesse sentido. Rede Globo, majors e demais agentes do show business e da indústria cultural investem, desde o processo eleitoral, no desmantelamento desta política.

    Cultura e Mercado vem a público cumprir o seu papel de luta por políticas culturais amplas e democráticas. E apresenta em sua 299ª edição um apanhado de propostas para o avanços dessas políticas, sob o risco de jogarmos fora quatro anos de sacrifícios impostos a muitos profissionais do setor cultural em nome de uma visão de cultura para todos. E principalmente por todos.
[hora manipulada na edição desta mensagem]

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