O filme mais visto durante o ano é O código da Vinci, com 753 mil espectadores (em 300 ecrãs), a que se segue Os piratas das Caraíbas, com 632 mil espectadores (em 275 ecrãs). Já na semana mais recente já com dados estatísticos (19 a 25 de Outubro), o Filme da treta, de José Sacramento, é o mais visto (mais de 65 mil espectadores), a que se seguem O guardião e Maria Antoinette. Em termos de exibidores, no primeiro semestre, a Lusomundo registou 3,63 milhões de espectadores, à frente de Castello Lopes (1,25 milhões) e Medeia (369 milhares).
Os jornais de hoje (Público, Diário de Notícias) dão ênfase a alguns destes números, baseados nos dados do ICAM e também na apresentação de dados de um estudo da Marktest sobre hábitos de consumo [ver notícia do Jornal de Notícias de hoje].
Assim, as salas UCI Arrábida 20, no Arrábida Shopping, em Vila Nova de Gaia, são as preferidas, com dois milhões de espectadores nos 20 ecrãs. Aquele multiplex é preferido pela faixa etária dos 15 aos 34 anos (87%). Dos que costumam ir habitualmente ao cinema, 578 mil vão todas as semanas e 1,6 milhões vão uma vez por mês, sendo o sábado o dia preferido pelos espectadores (41%).
Os blockbusters (como O Código da Vinci, Os piratas das Caraíbas e Idade do gelo 2) foram os principais responsáveis pelo aumento de 5% dos espectadores. Para os últimos meses do ano, normalmente os mais fortes em espectadores, esperam-se filmes realizados por Martin Scorsese e Clint Eastwood, entre outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário