Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
sexta-feira, 29 de dezembro de 2006
CONSUMOS DE MEDIA
[Nota: os dados mostrados a seguir foram retirados da newsletter da Marktest, datada de ontem]
De entre os mais de 500 produtos que a Marktest analisou, alguns mereceram uma maior atenção, devido a mostrarem tendências quanto a comportamentos de consumo de produtos, hábitos e utilização de serviços.
Um primeiro elemento de destaque é o vídeo no lar se ter tornado digital. Considera a Marktest que "A posse de leitor de DVD nos lares portugueses já ultrapassou os 60%, o que deixa inferir que os portugueses preferem, em casa, ver vídeos digitais. A taxa de penetração deste equipamento subiu 15,6% entre 2005 e 2006. O gravador de DVD também já atinge 14,0% dos lares do Continente, aumentando 20,7% face ao ano anterior".
Um segundo elemento é a subida de posse de máquina digital. No presente momento, 43,1% dos lares do país possui este aparelho.
O automóvel com GPS representa o terceiro elemento mais significativo em termos de novas tendências de consumo, com um crescimento de 160%, abrangendo agora 5,2% dos lares do Continente.
Por outro lado, verifica-se a continuação da tendência de descida na compra de CDs áudio, possivelmente devido a um consumo mais elevado de formatos digitais a partir da internet.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário