sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

VIOLÊNCIA NOS VIDEOJOGOS


João Pedro Pereira escreve hoje no Público sobre a violência nos videojogos. O ponto de partida é a reunião do comissário europeu para a Justiça, Liberdade e Segurança com os representantes da indústria dos videojogos e especialistas em saúde e violência no começo de 2007. Razão: a violência nos jogos de computador e os efeitos que estes têm nas crianças e jovens.

Todo o texto provoca um enorme alarme em quem educa ou tem funções na educação. O melhor é ler o texto na totalidade. Uma caixa à direita da página mostra alguns dos videojogos mais violentos, alguns com circulação restrita por proibição em muitos países mas que se tornaram, por isso mesmo, objectos de culto.

Hoje, numa grande superfície, tomei contacto com alguns deles, saltando-me à vista um devido ao seu título. João Pedro Pereira apresenta-o: Grand Theft Auto, de 1998. O jogador é um criminoso urbano que pode assaltar bancos, assassinar contra um pagamento, roubar carros e extorquir dinheiro a prostitutas. Enquanto eu procurava saber o preço do videojogo, uma mãe respondia ao filho: "esse jogo nem pensar; não to vou comprar". Se calhar, a criança queria um dos jogos indicados no texto do Público.

2 comentários:

Roger Tavares disse...

oi rogerio

achei muito interessante voce citar a preocupacao da UE com a violencia nos videojogos. eh realmente um assunto que tem de ser discutido muito aa serio.

gostaria de sua permissao para publicar o seu post na integra (se possivel com o scanner do jornal) no meu blog "Comunidade Gamecultura".

Somos uma reunião de diversos professores e profissionais (quase 300 atualmente) que procuram estudar os efeitos dos videogames (videojogos para voces) nos diversos setores da cultura, e temos muito a colaborar com esse assunto, entre diversos outros. uma de nossas associadas, profa. dra. lynn alves, tem inclusive um livro sobre esse assunto. a profa. dra. filomena moita (portuguesa) tem uma excelente tese de doutoramento sobre a possivel utilizacao dos videogames dentro do curriuclo escolar.

como voce eh uma pessoa do ramo de cultura, queria aproveitar e convidar voce e seus leitores a conhecerem as pesqusisas de nossa comunidade. temos diversos leitores e associdados portugueses e espanhois. serah um prazer encontrar voces por lah tambem.

um abraco trans-oceanico
rogerio tavares

http://www.gamecultura.com.br

Rogério Santos disse...

Ok. Esteja à vontade. Use-o como entender.