quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

INDÚSTRIA LIVREIRA

O número mais recente da revista MediaXXI (nº 90, Novº 2006/Janº 2007) dedica o dossiê à indústria livreira (textos de Mário Guerreiro e Vera Lança). Uma das ideias traçadas no conjunto de textos é a falta de estatísticas, enquanto outros problemas se sentem no conjunto da actividade, como a quebra de consumo e a pirataria (fotocópias).

Uma das editoras consultadas pela revista, a Verbo, aposta nos planos de desenvolvimento de produtos a longo prazo, caso das enciclopédias e dicionários. Outra editora, Centro Atlântico, refere a importância dos canais de comercialização (tradicionais e on-line). Livros técnicos (saúde, por exemplo) representam uma saída distinta de algumas editoras.

Novos modos de ler (audiobook e ebook) e publicação de novos autores são outros elementos a destacar. Falta, para completar o dossiê, a análise ao resto da cadeia de valor, da distribuição às livrarias (e aos jornais, críticos e prémios). Hoje, há dados novos sobre as livrarias, cujo processo de concentração tem conhecido muita dinâmica.

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