terça-feira, 9 de janeiro de 2007

TELEVISÃO DAS MULHERES

Em edição da Quimera (colecção BOND, Books on Demand), saiu o livro coordenado por Isabel Ferin, A televisão das mulheres: ensaios sobre a recepção.

Com a habitual qualidade que a professora da Universidade de Coimbra oferece, o texto decompõe-se em artigos assinados por Isabel Ferin, Cláudia Álvares, Catarina Valdigem, Josefina Silva e Willy Silva Filho, e resulta do projecto apoiado pela FCT/FEDER Televisão e imagens da diferença (2004-2006).


Dos objectivos do projecto, a equipa de investigação gravou jornais televisivos, publicidade, programas de ficção e entretenimento nos canais de sinal aberto, num total de 216 horas. Imigrantes brasileiras em Portugal, realojamento de ciganas, mulheres idosas e entretenimento televisivo, mulheres de uma pequena vila e televisão e análise da construção da imagem de imigrantes brasileiros nos telejornais do prime time foram as investigações desenvolvidas e agora editadas.

Isabel Ferin fez uma síntese teórica sobre o impacto da televisão nas sociedades, e que aqui deixo (pp. 171-174). Ela encontra três linhas de investigação, sendo a primeira dedicada ao estudo dos efeitos directos e indirectos (mass communication research), em que se equaciona o impacto da televisão nos indivíduos. A segunda linha de investigação é a que atribui aos dispositivos mediáticos a capacidade simbólica de estruturar o conhecimento público, com os media a reconstruirem socialmente a realidade. Uma terceira corrente centra-se nos mecanismos sociais de visualização e apropriação desses conteúdos.

E Ferin segue Pertti Alasuutari (livro editado por ele e intitulado Rethinking the media audience, 1999). No texto de abertura do volume, Alasuutari (pp. 1-21) caracteriza três gerações de estudos de recepção: 1) Stuart Hall (1974), com o paradigma da recepção, 2) David Morley (1980), com o paradigma das etnografias das audiências, e 3) Radway e Lull (1990), com o paradigma construtivista, centrado nos processos sociais que envolvem a cultura dos media.

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