domingo, 11 de fevereiro de 2007

AINDA SOBRE O NOVO DESIGN DO JORNAL PÚBLICO


Na revista "Pública" (Público de hoje), António Granado entrevista Mark Porter, o designer responsável pela nova aparência do jornal a partir de amanhã.


Diz Porter sobre o actual Público: "A primeira premissa é que é um jornal sério e inteligente. O design actual mostra o jornal como sério e inteligente, mas também o mostra cinzento e chato".

Mark Porter não acredita muito no futuro dos jornais em papel, dado que estes "não estão a oferecer o que as pessoas querem ler". O modo de ultrapassar o declínio é as empresas editoras de jornais verem para além deste negócio, associando-se a outros media como a internet. Acrescenta:

  • "O papel é muito bom para textos longos, que são muito difíceis de ler na internet, para análise, para «background», para comentário, para dar perspectivas diferentes do que se passa no mundo. A internet é muito boa para notícias rápidas, para actualizações, para notícias, uma vez que é uma experiência 24/7. Os dois suportes são complementares e temos de explorar essa complementaridade, não pô-los a competir um com o outro. A fotografia é outro recurso que funciona melhor no papel".

Sem comentários: