Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
domingo, 4 de março de 2007
DIA DO TELEMÓVEL DESLIGADO
No blogue espanhol Otelo (pertencente a Javier Contreras Becerra, de Murcia) li que, no passado dia 1, foi feito um apelo para que os celulares fossem desligados nesse dia.
Razão mais próxima: "ha surgido la iniciativa de los móviles caídos o apagados. Se trata de que los consumidores intentemos hacer fuerza frente a las abusivas subidas en las tarifas" (do blogue Otelo). Razão mais filosófica: os blogues podem ser, para além de meios de recolha de assinaturas para uma petição, um espaço para boicote de produtos ou serviços, por causa da qualidade, do preço e de outros motivos. É um tipo de mobilização pós-moderna.
Retiro as seguintes frases do livro de Henry Jenkins (The convergence culture, 2006, pág. 251): "Grupos de pessoas que usam estes utensílios [blogues, telefones celulares] ganham novas formas de poder social. Em Manila e em Madrid, os activistas, usando telefones celulares, puderam reunir um grande número de apoiantes que se opunham aos governos que, por seu lado, controlavam o discurso dos meios de comunicação de massa; estes esforços tiveram como resultado mudanças no poder. Em Boston, vemos alguns estudantes usando estas mesmas tecnologias para organizar visitas ao campo de modo a que dezenas de crianças e os seus pais estejam num museu ou sítio histórico em poucas horas".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário