segunda-feira, 25 de junho de 2007

JORNALISMO E JORNALISTAS


O número 30 da revista Jornalismo & Jornalistas (JJ), do Clube dos Jornalistas, tem como temas de capa o ensino do jornalismo (por J.-M. Nobre Correia) e o cooperativismo de jornalistas (por Helena de Sousa Freitas).



Bill Kovach defende como principal objectivo do jornalismo é "a garantia de que a informação prestada aos cidadãos é verdadeira e essencial para a organização da nossa sociedade" e não o lucro em si. Ainda sobre o jornalismo e o seu ensino, Nobre-Correia entende ser urgente proceder à separação de águas entre o jornalismo e outras áreas que têm os media como núcleo central da aprendizagem.

Mas dentro da publicação, cujo director é Eugénio Alves e director editorial é Fernando Correia, há outros temas: uma entrevista a Bill Kovach (por Patrícia Fonseca), uma análise ao estudo do jornalismo, a partir de jornadas na Universidade Fernando Pessoa (por Manuel Neto), o referendo ao aborto na rádio (por Luís Bonixe) e uma crónica de João Paulo Guerra, além de textos sobre livros e sítios da internet. Deixo ficar para o fim o texto de Andreia Agostinho sobre a revista Modas & Bordados (1912-1977).

Trata-se de um texto baseado no projecto final de Andreia Agostinho no curso de jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (Lisboa). Inicialmente suplemento do jornal O Século, a Modas & Bordados era dirigida a uma elite feminina e tinha como ideia inicial dar conselhos sobre moda e belezas às mulheres. A sugestão de livros, ainda que dedicados à cozinha, e as boas maneiras incluiam-se na oferta da publicação, assim como anúncios de lojas e produtos.

Maria Lamas (em 1930) e Etelvina Lopes de Almeida foram duas das directoras da revista que a marcaram indelevelmente, em especial numa altura de restrição de liberdade de expressão.

Sem comentários: