sábado, 23 de junho de 2007

TEATRO


O Encore é um grupo de teatro amador dos antigos alunos da Escola Básica 2,3 Gaspar Correia (Portela, Sacavém).

A peça que hoje esse grupo levou à cena no auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, às Telheiras (Lisboa), merece elogios. Escrita por André Maia e Cristina Fialho e com o título O amor fala mais alto, conta histórias de adolescentes quase adultos, os seus temas e problemas. Procura-se o Amor, mas estão presentes o Orgulho, a Paixão, o Ciúme, a Paciência/Impaciência, a Raiva, o Bom Senso, a Razão, a Simpatia, a Estupidez, a Ironia, a Ambição, o Gozo, a Sensibilidade. Isto é, cada um destes sentimentos é interpretado por um(a) jovem.

O ambiente das histórias é, claro, alegre e musical. O espaço onde decorre a peça é um bar - há ali uma influência da série Morangos com açúcar, onde também o bar funciona como espaço de convívio e onde cada jovem se sente à vontade para para falar dos seus problemas. Mas aqui há mais profundidade sobre o mundo e as suas questões. Os autores são dois muito jovens adultos mas o modo como reflectem o mundo mostra-os com uma grande maturidade conquanto a brincadeira e a leveza atravessem toda a peça. Daí a importância do Urso, o empregado do bar que serve a todos com igual correcção, e o embriagado (Roma), que se irá revelar o Amor que todas procuram. De indesejado (o bêbado) a bem-vindo - afinal o que acontece muitas vezes na nossa interpretação sobre os outros.

No fim, os jovens actores agradeceram aos antigos professores da escola básica, que subiram ao palco e mostraram a sua alegria por estarem naquela festa. Eles puderam testemunhar o quanto valeu o esforço de vários anos atrás, o sonho que esses professores tinham e que os seus antigos alunos realizaram.

Obrigado à Cristina Fialho pelo convite para assistir. Dela, que também foi minha aluna no primeiro semestre deste ano lectivo, eu não fazia ideia destas suas capacidades. Boa sorte!

Sem comentários: