domingo, 3 de junho de 2007

WENDI DENG


Wendi Deng é a mulher do magnata dos media Rupert Murdoch. Parecia que ela era dona de casa mas, afinal, é a ponta de lança de Murdoch na China, país onde ela nasceu. 37 anos mais nova que o marido, chegou aos Estados Unidos com 19 anos para aprender inglês e estudar na universidade de California State e na academia empresarial de Yale. Com uma bolsa na News Corp., de Murdoch, trabalharia na Star TV, televisão asiática por satélite. Foi intérprete de Murdoch quando este viajou para Beijing e Xangai, altura em que se conheceram. Depois, viriam a casar.

Wendi Deng é o contacto da News Corp. no mercado chinês. A News Corp. está a fazer elevados investimentos na internet e nas redes de cabo na China, o que permite avançar com banda larga para transmissão de vídeo com conteúdos feitos pelos operadores locais. E, no MySpace China, empresa de grande expressão junto da juventude em todo o mundo, Wendi Deng ocupa um lugar na administração, o que tem de grande significado para Murdoch e a News Corp.

Tudo bem, até surgir um problema no Sydney Morning Herald, em que este encarregou um jornalista, Eric Ellis, de fazer um trabalho de reportagem sobre Wendi Deng, afinal uma das mulheres mais poderosas na Austrália, na sua China natal e, certamente, no seu país de adopção, os Estados Unidos. A reportagem de 11.000 palavras, que custaram ao jornal australiano quase 25 mil dólares, acabaria por não ser editada. Razão: o jornal é propriedade da Fairfax Media, conglomerado mediático australiano em que Murdoch era accionista, mas deixou de o ser após conhecimento da publicação prevista da reportagem. Certamente, a vida amorosa antes do casamento com Murdoch e os interesses de se aproximar do poder, que a levaram até ao mesmo Murdoch, estão no centro dessa peça. Ellis diz-se disposto a vender o trabalho a outro jornal mas a reportagem perdeu a novidade, pois todos já sabemos o miolo da história.

[fonte: El Pais, de hoje, em texto de Javier del Pino]

Sem comentários: