Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
quinta-feira, 12 de julho de 2007
MUSEUS E SUA GESTÃO
Filipe Serra tem licenciatura em Direito e trabalha no ministério da Cultura (IPPAR). Docente na Universidade Católica em cadeiras ligadas à gestão cultural e de museus, o presente livro é resultado de tese de mestrado defendida nesta universidade.
A faceta de licenciado em direito mostra-se no texto saído agora para as livrarias, com a chancela da editora da Universidade Católica. O autor parte da concepção de museu segundo o ICOM (que inclui os museus no sentido convencional e os monumentos musealizados) e segue as adaptações feitas pelo Observatório de Actividades Culturais e pelo Instituto Português de Museus aquando da elaboração do inquérito aos museus (2000). O núcleo do livro são os conceitos de gestão dos recursos humanos e financeiros e o marketing aplicado aos museus.
Retiro da contracapa o seguinte trecho: "Confirmando-se que o Museu se tornou numa das instituições culturais mais populares, procuradas e exigentes, torna-se necessário olhar para a gestão dos recursos como um resposta de qualidade a perguntas essenciais: que metodologias, que critérios, que modelos, que instrumentos".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário