terça-feira, 3 de julho de 2007

OBERCOM


Retiro dos destaques da newsletter do Observatório da Comunicação deste mês (nº 21):

1) A revista Observatório (OBS*), lançada no passado dia 14 de Maio pelo OberCom, atingiu, num mês, o valor de 1696 artigos consultados. Entre os cinco artigos mais lidos encontram-se: “Os equívocos da rádio generalista: reflexões sobre a rádio em Espanha, nos EUA e em Portugal”, de João Paulo Menezes (222); “Media, Futebol e Identidade na Sociedade em Rede”, de David Xavier e Gustavo Cardoso (171); “Del Uso Individual al Efecto Social: Evidencias detectadas en el empleo del SMS”, de Noelia Salido Andrés e David Fernández Quijada (151); “The Irresistible Rise of Porn: The Untold Story of a Global Industry”, de Piet Bakker e Saara Taalas (122) e “The on-line community media database RadioSwap as a translocal tool to broaden the communicative rhizome”, de Nico Carpentier (122).

2) O OberCom - Observatório da Comunicação acaba de disponibilizar no seu website, para consulta e download, uma parte significativa do seu espólio bibliográfico, designadamente as edições 1 a 11 da Revista Observatório. A consulta virtual agora disponível pode ser efectuada em http://www.obercom.pt/content/aNumeros/. Estão disponíveis onze edições que cobrem os últimos sete anos, e nas quais é abordada a realidade do sector nacional de Media, de enfoques teóricos e históricos ao estado da arte do impacto das novas tecnologias.

3) A empresa norte-americana de música Warner acaba de assinar um contrato com uma empresa de televisão online para disponibilizar o seu vasto catálogo de vídeos na Internet, gratuitamente. A Warner trabalhará com a Premium TV, o grupo por detrás dos websites de clubes de futebol da Premiership britânica como o Chelsea e o Newcastle United, para criar um conjunto de sites de vídeo. Os utilizadores poderão ouvir as suas músicas favoritas e assistir a vídeos de graça do catálogo da Warner, assim como serão disponibilizadas filmagens nunca antes vistas. Segundo a empresa musical, o acordo com a Premium TV será o primeiro das quatro maiores empresas do mundo na área – sendo as outras três a Universal, EMI e a Sony BMG – a fornecer todo o seu arquivo de vídeo online segundo um novo modelo de negócio que angaria dinheiro através da publicidade.

4) e também as sugestões Obercom, cuja amabilidade agradeço a Gustavo Cardoso e colaboradores: "Comece pelo blogue Indústrias Culturais ou pelo Jornalismo e Comunicação. Visite também os blogues Virtual Illusion e Atrium".

1 comentário:

João Paulo Meneses disse...

Tanta gente a querer dar a este plebeu um toque fino, com o meneZes; mas o rapaz que não se iluda - é mesmo meneSes...
abraços e obrigado