sábado, 15 de setembro de 2007

MNAA EM TRÊS MOMENTOS


1º - Dalila Rodrigues, historiadora de arte e directora do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) entre Novembro de 2004 e Agosto de 2007, escreveu um artigo de opinião no jornal Público de 1 de Setembro último. No artigo, destaco as posições quanto à necessidade de incluir as verbas de apoios mecenáticos no próprio museu e não transferi-las para a tutela, a importância da programação das exposições temporárias com devido tempo (dois anos de antecedência), o número de visitantes do MNAA (Dalila Rodrigues fala em "muito expressivo aumento de públicos" no MNAA).


2º - Paulo Henriques aparece em artigo de Maria José Oliveira, a partir de entrevista, no jornal Público, no dia 3 de Setembro último, quando assume o cargo de novo director do MNAA. Diz adoptar uma política de três erres: recuperar o prestígio do museu, reatar a investigação das colecções de artes plásticas e decorativas, revitalizar os serviços de educação e divulgação. Sobre mostras internacionais, o novo responsável quer as "já produzidas e com real qualidade científica ou produzidas por solicitação do MNAA". O perfil do novo director do museu, a duas colunas, fala do seu olhar equilibrado.


3º - na edição de hoje do Público, a mesma jornalista da peça anterior, Maria José Oliveira, dá conta da tomada de posse do director pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima. As primeiras palavras da ministra foram para o "novo ciclo de vida" do MNAA, um "virar de página na orientação da programação". Referiu-se à perda do segundo lugar do MNAA em termos de visitantes no ranking dos museus nacionais, pelo que a captação de novos públicos precisa de ser conduzida pelos serviços de educação do museu. A ministra questionou ainda as fórmulas publicitárias adoptadas no tempo da anterior direcção, sem contudo a mencionar explicitamente.


Não me interessa aqui criticar ou elogiar um ou outro dos três agentes envolvidos nas notícias (Dalila Rodrigues, Paulo Henriques, Isabel Pires de Lima), mas tão só referir duas ou três ideias. A primeira é a adequada forma jornalística dada ao assunto: uma página de opinião a Dalila Rodrigues na altura de saída do cargo, o perfil do novo director Paulo Henriques e o seu pensamento estratégico sobre o museu, as palavras da ministra na tomada de posse de Paulo Henriques. A segunda tem a ver com as mensagens que cada agente disse no momento próprio: Dalila Rodrigues defendeu as suas posições de três anos de directora do museu, os dois outros agentes falam de novas orientações.

Aqui é que eu temo mais: um novo dirigente, ainda por cima com o respaldo do ministério da tutela, aponta - polidamente, como tem de acontecer - graves falhas ao anterior dirigente. Para o leitor, que não acompanha diariamente o que se passa dentro de uma instituição, parece que o que foi feito anteriormente o foi de modo muito mal feito. Agora, vem um tempo de recuperação e de razão. Ora, a história das instituições não é feita somente deste corte de dirigentes mas de muitas outras variáveis.

Criticar a estratégia de um dirigente anterior, quando o currículo dele é muito bom, é errado. E se o próximo dirigente critica o actual? Sendo oficiais do mesmo ofício, fica deselegante e é incorrecto. A polémica apenas serve o poder político de serviço e mais ninguém.

A formação de públicos é algo que atravessa toda a sociedade e não apenas a vontade de um gestor. Qualquer museu continua a ser frequentado por escalões altos do ponto de vista social. Sem ser fatalidade, as classes C2 e D preferem o centro comercial e o cinema ou o estádio de futebol. Depois, vem o dinheiro: se houver cortes orçamentais, por muito bom que seja o dirigente, este não consegue atingir objectivos. Além disso, os museus têm técnicos e pessoal operacional nos museus. Dificuldades administrativas podem vir daqui, esbarrando com a vontade dos directores, pessoas nomeadas a prazo e que se vão embora ao fim desse tempo.

Um último ponto é a da relação com os media, afinal um ponto fulcral na promoção dos acontecimentos num museu. Embora se possa criticar, a publicitação de exposições de um museu tem o efeito da moda (podendo aproximar-se do sentido do espectáculo), o que leva as pessoas a ver o que se passa naquele sítio tão falado. Dalila Rodrigues, muito intrusiva na sua relação com os media e outros agentes sociais, coloca os museus que dirige na rota da moda; pode não construir públicos (cultivados e especializados no sentido do Observatório de Actividades Culturais) mas abre o leque de visitantes (públicos liminares e displicentes, segundo o mesmo observatório). A conquista de mais entradas nos museus passa praticamente quase por estes e não por aqueles.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vê-se bem que não acompanhou a evolução do debate recente sobre a anterior directora do Museu de Arte Antiga. Pouco pouco ficámos todos a saber que afinal a estrela tinha pés de barro... Ainda no último "Jornal de Letras" isso ficou bem marcado com a entrevista do novo director (muito elegante, mas para bom entendedor...) e com os depoimentos de vários especialistas de museus.

Anónimo disse...

Eu ainda nao percebi o que a Dalila Rodrigues fez de mal. Ela conseguiu aumentar o número de visitantes; aumentar a quantidade da informação disponibilizada sobre as obras expostas; ao trazer exposições internacionais permitiu o acesso a obras de arte que muitos de nós nunca poderamos ver pessoalmente; e mao me digam que ela se esqueceu das colecções do museu porque isso é uma calúnia "surreal". há quanto tempo não se fazia uma grande exposição sobre os desenhos do museu? (a última que eu tinho conhecimento fora realizada em 1994!)e a exposição sobre os tapetes orientais é um outro exemplo dessa divulgação das coleções.

agora esqueceram isso tudo, mais uma vez os portugueses tem a memória muito curta....


quanto ao novo director, só espero que o que diz nao seja da boca pra fora como muitos antes dele. ele fez um bom trabalho no museu do azulejo mas nao sei se o mesmo se passará no seu novo cargo. e já que ele diz que é necessario divulgar as coleções do museu, bem que podia começar por dar os reais números de peças em exposição permanente porque essa informação que circula na comunicação social( 5000 peças do acervo do museu em exposição permanente!!!!!!!) é simplesmente absurda. no máximo existem 3000 peças em exposição....