Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
sábado, 29 de setembro de 2007
POSTAIS DE BERLIM - 8
Há uma relação magnífica dos berlinenses com o rio (Spree) e o jardim (Tiergarten).
Pode dizer-se que a história da cidade nasceu com o desenvolvimento das povoações de Berlim e Cölln, nas margens opostas do Spree, junto ao que é hoje o Nikolaiviertel, actualmente com ruas estreitas, réplicas de edifícios antigos históricos e com restaurantes, cafés e bares. Cölln aparece documentada em 1237 e a sua povoação gémea Berlim em 1244. De traça inicial gótica e renascentista, a construção do palácio dos eleitores do Brandeburgo e a sua conversão posterior em palácio imperial - o Stadtschloss - alteraram a fisionomia inicial. O próprio palácio seria arrasado em 1950, mas sobreviveram alguns edifícios como a catedral (Berliner Dom) e os museus, que dão o nome à ilha. O passeio de barco ao longo do rio é uma das actividades a recomendar numa visita à cidade.
Também o Tiergarten faz parte do roteiro habitual de quem se desloca a Berlim. Antiga coutada de caça, o Tiergarten transformou-se em parque no século XVIII.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Visito Berlim pelo menos uma vez por ano, é uma cidade extraordinária e a oferta cultural é magnífica.
Enviar um comentário