segunda-feira, 19 de novembro de 2007

LIVRO DE JOSÉ AFONSO FURTADO


Já com uma importante obra no domínio do livro e das suas condições, José Afonso Furtado apresenta agora a edição nacional de O papel o o pixel as grandes questões sobre o livro na era do digital.

O lançamento da obra será no dia 27 deste mês, pelas 18:30, na Casa Fernando Pessoa (rua Coelho da Rocha, 16, a Campo de Ourique, em Lisboa) e a apresentação caberá a João Caraça.

Percorrendo os diversos capítulos, o "leitor encontrará uma reflexão actualizada do panorama actual do livro e da sua transformação em digital, sabendo que uma não anula a outra, antes torna os problemas diferentes, revolucionando as práticas de leitura e as aprendizagens cognitivas" (informação veiculada pela edição do livro).

José Afonso Furtado é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e director da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste de Gulbenkian desde 1992. É também docente do Curso de Pós-Graduação em Edição - Livros e Novos Suportes Digitais, da Universidade Católica Portuguesa. Publicou nomeadamente O que é o Livro (1995) e Os Livros e as Leituras. Novas Ecologias da Informação (2000). O livro agora lançado já conhece edições
brasileira (aqui tratada em 18 de Março de 2006) e espanhola.

Sem comentários: