segunda-feira, 19 de novembro de 2007

LIVRO DE MARGARIDA CARVALHO


Híbridos Tecnológicos, ensaio sobre o conceito de híbrido na cultura e na arte contemporâneas, de Margarida Carvalho, será lançado no dia 26 de Novembro, pelas 18:30, na FNAC Colombo. Margarida Carvalho é docente na Escola Superior de Comunicação Social. A obra é publicada pela Editora Nova Vega.

A apresentação da obra estará a cargo de Maria Teresa Cruz, docente da Universidade Nova de Lisboa e especialista em Estética e Cultura Contemporânea.

Retiro da página da
editora:

  • O conceito de híbrido tem vindo a ganhar destaque perante o impacto da globalização e da diluição de fronteiras e identidades nacionais. Novas alianças e fusões no seio da economia, da política e da tecno-ciência potenciam uma condição de miscigenação da cultura contemporânea. O rizoma de Gilles Deleuze e Félix Guattari, o cyborg de Donna Haraway, o ciberespaço de William Gibson, as hibridações entre arte, natureza e tecnologia de Char Davies – muitos são os autores e artistas que têm contribuído para a criação de seres e paisagens nas quais as virtualidades do futuro se mesclam com o que emerge no presente. Tais visões de mundos possíveis, que oscilam entre a utopia e o apocalíptico, anunciam uma profunda instabilização das fronteiras entre os seres, a realidade e a ficção, o artificial e o natural, etc. Este livro interpela a condição de hibridação generalizada da experiência contemporânea dando especial ênfase à análise das relações entre tecnologia, cultura e arte.

Sem comentários: