Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
sábado, 29 de dezembro de 2007
CONCENTRAÇÃO NA ÁREA DOS LIVROS (MAIS SOBRE O ASSUNTO)
Os jornais de hoje dão conta da efectiva aquisição da Dom Quixote (do grupo espanhol Planeta) por Miguel Paes do Amaral, como se vinha a comentar nas últimas semanas (e que eu escrevi aqui, anteontem).
O Expresso divulga a possível designação do grupo editor de Paes do Amaral - Texto/Caminho - e da previsível expansão do grupo editor para os mercados do Brasil, Angola e Moçambique. Por outro lado, fala-se da possível venda da Gradiva, de Guilherme Valente, à Explorer Investments (que já detém a Teorema e a Oficina do Livro). Ainda na mesma notícia, há a informação de uma nova editora, propriedade de Nelson de Matos (de 1980 a 2004 dono da mesma Dom Quixote), a lançar os primeiros livros em começos do próximo ano.
Isto é, num momento em que se dá uma concentração no mercado da edição livreira, nascem outros projectos, explorando nichos de mercado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário