quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

AUDIÊNCIAS DE FIM DE ANO


De acordo com o Diário de Notícias e a Meios & Publicidade, o programa mais visto na noite da passagem de ano foi a final de Cantando e Dançando por um Casamento de Sonho, que atingiu uma audiência média de 10,2% (segundo o Diário de Notícias) ou 9,9% (segundo a Meios e Publicidade), seguindo-se o programa dos Gato Fedorento na RTP1 (9,4% segundo o Diário de Notícias e 9,2% segundo a Meios e Publicidade).

Como ainda não tenho dados da Marktest, não compreendo onde reside a discrepância dos dois meios de informação. Há uma observação da Meios & Publicidade que diz que, "Na análise por períodos horários, a RTP1 liderou entre as 22h e as 24h, com uma audiência média de 9,1%, enquanto que a TVI alcançou a liderança entre as 24h e as 2 da manhã do dia 1 de Janeiro de 2008".

Poderá estar aqui a diferença. Note-se que o programa da RTP acabou muito mais cedo que o da TVI. Mas vale a pena confirmar, para não haver confusões.

Actualização às 18:20

O programa Diz que é uma espécie de Reveillon (com os humoristas dos Gato Fedorento), na RTP1 começou cerca das 22:20. A novela Fascínios (TVI) acabou cerca das 21:50. A TVI, líder das audiências nessa altura (38,3%), perdeu para a RTP, que começara minutos antes com a transmissão do programa dos Gato no pavilhão Atlântico (Lisboa). A TVI recuperou a liderança à RTP1 por volta das 23:30 (37,1% contra 28,6%) [refira-se que na meia hora antes de voltar a líder, a TVI estava mesmo atrás da SIC], perdendo de novo a liderança por volta das 2 horas do dia 1, quando o programa Casamento de Sonho acabou (Campo Pequeno). Refira-se que o programa dos Gato Fedorento e Família Superstar (este na SIC) acabaram por volta das 00:50, quando a TVI alcançou 61,2% de share [para ver melhor o gráfico, fazer duplo clique sobre a imagem].


Isto significa que a TVI não foi líder de audiência em toda a noite, mas apenas na parte final dos programas das outras estações. Casamento de sonho foi um programa que capitalizou o interesse depois das 23:30 - em crescendo, pois o mais importante era saber quem ganhava, revelação que veio muito mais tarde que no programa da SIC e levou os espectadores a fixarem-se na TVI. A quebra da RTP face à TVI explica-se igualmente por este interesse em quem ia ter o "casamento de sonho"; o programa dos Gato, sem o efeito da expectativa de vencedores, estaria já a cansar os que seguiam em casa o seu programa. Um casamento - "de sonho" ou não - continua a despertar a curiosidade popular!

Há um outro pormenor: a geografia dos espectáculos. Ao Coliseu dos Recreios, durante anos o espaço por excelência de espectáculos ao vivo em Lisboa, juntaram-se o Pavilhão do Atlântico e o Campo Pequeno, ambos espaços destinados a actividades ao vivo e de características populares.

Sem comentários: