quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

GRAFFITI


Em 17 de Maio de 2006, escrevi aqui no blogue sobre graffiti em São Paulo (Brasil). Agoro tomo contacto com os trabalhos de Thiago Vaz (daquela cidade e país), que tem uma série de murais e outras intervenções (algumas delas a que ele chama trampo). Vários desses trabalhos vêm de 2003 (podem ver-se mais objectos dele aqui).

Thiago Vaz considera-se apocalíptico. Eu vejo múltiplas influências - cultura televisiva e da banda desenhada (ou manga japonesa), colagens da arte do começo do século XX (recuperada pela arte conceptual dos anos 1960), algum expressionismo. Claro que a sua expressão artística é apocalíptica, não é integrada - até pela instalação das suas peças, que se apropriam de sítios com outras funções (ou à espera dela?). A arte dos graffiti, em reconhecimento se colocada em determinados sítos, que não as tags que esfeiam a cidade, revela igualmente influência do surrealismo e ainda da arte pobre (povera) porque efémera e despojada do valor aurático da "arte".



Legendas para as cinco imagens:
1) papo de aquecimento global, hoje esta na moda, mas eu já venho me preocupando com isso ja faz um tempo.é só olhar pro garffiti que fiz em 2003!
2) Intervenção sobre o natural, rocha com mais de 20 metros de altura, localizada na cidade de Ribeirão Pires, próximo a estrada de ferro,
3) este trampo foi feito nos estudios do SBT, o Gejo apareceu na hora certa.veja a foto.
4) local:Mauá - perifa.
5) Local - Mogi da Vruzes; artistas Thiago Vaz e Tota.

Sem comentários: