Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008
LIVRO DE CARLOS CAPUCHO SOBRE CINEMA
Começou a ser distribuído no mercado o livro de Carlos Capucho, Magia, luzes e sombras. 1974-1999: vinte e cinco anos de filmes no circuito comercial em Portugal, uma edição da Universidade Católica Editora.
Livro que resulta da sua tese de doutoramento (defesa sobre a qual eu escrevi aqui, a 24 de Outubro de 2005), Carlos Capucho divide-o em três partes: 1) fundamentação, 2) exibição cinematográfica em Portugal entre 1974 e 1999 (com ênfase para o BC - Boletim Cinematográfico, dentro do Secretariado do Cinema e do Audiovisual, organismo ligado à Igreja Católica), 3) estudo de casos.
Do que escrevi em Outubro de 2005 retiro a seguinte passagem:
a investigação levou em conta "a defesa de um quadro de preparação técnica e científica que habilite os educadores e os formandos para a compreensão dos mecanismos da comunicação mediatizada no sentido de os dotar com capacidade crítica, essencial para o exercício de tarefas educativas no campo dos media". Noutras partes do mesmo texto, destaca a importância da "formação dos agentes educativos (docentes, formadores e animadores culturais)", dada a complexa mas importante "rede de códigos verbais, sonoros, icónicos, retóricos, estilísticos" do cinema. Lê-se ainda: "No caso específico do cinema, compreender um filme significa não só reconhecer e identificar os elementos visuais e sonoros mas também compreender o discurso fílmico que se concentra nos códigos cinematográficos".
Espero voltar em breve a escrever sobre este livro (com 604 páginas).
Carlos Capucho é professor auxiliar na Universidade Católica Portuguesa, onde coordena a licenciatura em Comunicação Social e Cultural. Do seu currículo, e para além do doutoramento em Ciências da Comunicação, destaco o estágio feito no Centre Recherche et Communication (Lyon, França), a fundação do Grupo de Pesquisa Audiovisual, a instalação da Logomedia (onde foi formador e realizador) e a docência anterior no Instituto Piaget e na Escola Superior Maria Ulrich.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
PARABÉNS ao autor por toda a dedicação e trabalho ao tema que o apaixona. Agora: acendam-se as luzes, guardem-se as sombras e comece a verdadeira magia de ler este livro!
Ana
Enviar um comentário