quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

A MULTIDÃO ESTUDADA POR CINTRA TORRES


É um texto do tamanho de um capítulo de livro (23 páginas). Nele, Eduardo Cintra Torres propõe-se estudar o conceito de multidão, que podemos associar a público, audiência e massa, nas suas proximidades e distinções. Cintra Torres precisa melhor o conceito - multidão religiosa em dois autores de língua francesa (Zola e Huysmans). Como é que eles trabalharam em romances a ideia de multidão religiosa de Lourdes, na passagem do século XIX para o XX?

Cintra Torres, docente da Universidade Católica, crítico de televisão, a preparar tese de doutoramento e autor de livros como A tragédia televisiva (2006) e Anúncios à lupa. Ler publicidade (2006), tem aqui um exercício fino e rigoroso. Passa pelos clássicos (Le Bon, Tarde) mas anota: "Não sabemos se o romance de Zola terá influenciado directamente as reflexões posteriores de Tarde, Le Bon e os outros que reclamavam escrever cientificamente sobre as multidões" (p. 735).

O romance Lourdes, de Zola, teve grande êxito editorial. Zola terá sido o primeiro autor de renome a debruçar-se sobre o fenómeno da devoção de massas na aldeia dos Pirinéus, a partir das aparições da Virgem Maria a Bernadette Soubirous, esclarece Eduardo Cintra Torres. Este dá-nos, igualmente, conta da forma como Zola trabalhou o tema. Visitou Lourdes em 1892 e longamente em 1893, entrevistou personagens importantes do local e leu obras sobre os aspectos religiosos (p. 739). Podemos situar, seguindo Cintra Torres, o trabalho de Zola entre o etnólogo e o repórter de investigação. O romance reproduziria as notas que Zola tomou em Lourdes, nomeadamente as descrições de multidão. Aliás, um dos elementos fundamentais do romance é a presença esmagadora da multidão no santuário (p. 740), estimada em cerca de 150 mil pessoas por ano, número espantoso atendendo às dificuldades de transportes nessa época.

Zola imaginaria uma trama com personagens como padres, bispos, crentes e especuladores. O romance começa com a viagem de um comboio especial de Paris a Lourdes e acaba com a viagem de regresso. As personagens principais são Pierre Froment, um padre descrente, e Marie, sua amiga e paralítica, cheia de fé e que se cura na estadia em Lourdes.

Fraternidade e comunidade evangélica são elementos de destaque no livro de Zola, e que se repetirá no livro de Huysmans, As multidões de Lourdes. Francês de origem holandesa, Huysmans visitara Lourdes em 1903 e 1904. De modo distinto de Zola (Germinal, Lourdes), este segundo autor tem outra visão da multidão, tem medo dela, acha que ela faz um assalto ao espaço público de Lourdes (p. 749). A multidão é confusão, horda, matilha, amontoado, turba, fluxo (p. 750).

Eduardo Cintra Torres faz uma comparação subtil mas curiosa:
enquanto Zola viu Lourdes em parte como consequência do falhanço da ciência e do progresso em dar felicidade às pessoas, Huysmans viu-a como consequência do falhanço da democracia de massas (p. 751). Afinal, tratava-se, nas palavras de Cintra Torres, de articular "o fenómeno religioso de Lourdes e a teoria sócio-política da multidão através de duas obras literárias de referência" (p. 753).

A meu ver, e seguindo esta leitura, Huysmans estava mais perto de Le Bon do que Zola.

Leitura: Eduardo Cintra Torres (2007). "A multidão religiosa de Lourdes em Zola e Huysmans". Análise Social, 184: 733-755 (separata)

Sem comentários: