Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
sábado, 8 de março de 2008
A CHEGADA DO REI AO BRASIL
Foi há duzentos anos que a família real portuguesa desembarcou no Rio de Janeiro: 8 de Março de 1808 [antes, no dia 22 de Janeiro, chegara ao Brasil, a São Salvador da Baía].
Em dia internacional da Mulher e da manifestação dos professores contra a ministra da Educação (os autocarros passam na Avenida da República, em Lisboa, um enorme comboio a sair do túnel do Campo Pequeno), é útil recordar essa história de Portugal e do Brasil (agradeço a dica a Fernando Paulino, amigo de Brasília).
Parece que todos os brasileiros acham que a existência do seu país se deve a Napoleão Bonaparte. Em 1806, o imperador francês havia decretado o bloqueio continental a Inglaterra. Portugal resiste, parece que cede mas assina um acordo secreto com Londres. Napoleão lança um ultimato e invade o nosso pequeno país. O exército do general Junot, com 25000 homens, foi suficiente para o regente e futuro rei D. João VI decidir refugiar-se no Brasil. D. João chegava ao Rio de Janeiro faz hoje duzentos anos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
«Foi há duzentos anos que a família real portuguesa desembarcou no Brasil: 8 de Março de 1808.»
só uma correção: essa data assinala a chegada ao Rio de Janeiro.
A chegada ao Brasil foi a 22 de Janeiro de 1808, á cidade de São Salvador da Baía.
"Parece que todos os brasileiros acham que a existência do seu país se deve a Napoleão Bonaparte."
Amigo, nao sei como você chegou a essa conclusão, mas posso te garantir, por ser brasileira e estudante de historia, que os brasileiros sabem exatamente o importante papel de Portugal em sua história. E a existencia do Brasil se deve a existencia do mundo, nao a Pedro Alvares Cabral e muito menos a Napoleao...
Enviar um comentário