segunda-feira, 7 de abril de 2008

NARRATIVAS FÍLMICAS E VIDEOJOGOS


  • Os filmes e os videojogos são na actualidade duas das formas mais relevantes da paisagem mediática, da criação artística e das indústrias culturais. Se o cinema se tornou um dos meios dominantes de expressão e criação ao longo do século XX, os videojogos têm-se apresentado, desde o fim daquele período, como um seu sério concorrente – e em diversos aspectos: no que respeita, por exemplo, à evolução tecnológica, à invenção formal, à relevância económica ou à influência social.

    Esta ideia de concorrência não deve, porém, denotar qualquer presunção de incompatibilidade. Pelo contrário, qualquer observação atenta permite verificar que é, sobretudo, numa lógica de integração e reciprocidade que estas duas manifestações culturais coabitam: por um lado, inserindo-se, frequentemente, em estratégias de produção e promoção convergentes ou mesmo coincidentes; por outro, propiciando uma recíproca influência artística, fazendo transitar gramáticas, temáticas e estilísticas entre os dois universos criativos.

    O trabalho que agora apresentamos propõe-se compreender e explanar as relações entre estes domínios, e fazê-lo de um ponto de vista muito específico: escusando-nos à abordagem economicista, sociológica, política ou psicológica e elegendo uma perspectiva sistemática – interessa-nos perceber os filmes e os videojogos a partir da sua organização formal e da sua lógica funcional. Esta é, estamos em crer, a estratégia epistémica mais pertinente para a compreensão daqueles tipos de texto enquanto realidades discursiva e fenomelogicamente complexas, isto é, a abordagem que melhor pode contribuir para a compreensão das relações entre as partes e o todo dos objectos em análise e da relação destes com os seus utilizadores. Tentaremos, assim, a inventariação de elementos e princípios específicos de cada tipo de texto e a averiguação das articulações e dissensões latentes ou manifestas que exibem no contexto da sua criação e da sua utilização.
Este é o começo do texto Narrativas Fílmicas e Videojogos, de Luís Nogueira, livro que resulta da tese de Doutoramento apresentada na Universidade da Beira Interior em Julho de 2007 e que pode ser consultado aqui.

Sem comentários: