segunda-feira, 7 de abril de 2008

OS BLOGUES SEGUNDO O OBERCOM


De um estudo agora divulgado pelo OberCom (Bloguers e Blogosfera .pt), conclui-se que os blogues são um meio de introdução pouco difundido (somente 20% das pessoas sabe o que é um blogue), os blogueiros portugueses têm maioritariamente perfil jovem (adolescente e jovem adulto), perfil mais acentuado entre os produtores de conteúdos de blogues, maioritariamente do sexo masculino, estudantes do ensino secundário e superior.

Conforme o mesmo estudo, a blogosfera em geral não é dominada pela prática jornalística nem pela agenda dos meios de comunicação tradicionais, canalizando preferências para a leitura, interacção e produção de blogues relacionados com entretenimento e lifelogs (discurso de tipo confessional), seguindo-se os blogues sobre comunicação e cultura e sobre temas polémicos da agenda noticiosa dos media tradicionais. É ainda incipiente a percepção da generalidade dos blogueiros portugueses quanto à utilização do meio para fins comerciais e profissionais.

Nota metodológica: resultados recolhidos através de inquérito por questionário a amostra representativa da população portuguesa (2000 indivíduos, com oito ou mais anos, residentes em Portugal Continental), no âmbito de estudo sobre a Sociedade Portuguesa em Rede 2006 (CIES-ISCTE), com a coordenação de Gustavo Cardoso (Cardoso, Espanha e Gomes, A Sociedade em Rede em Portugal 2006) e trabalho de campo realizado pela MetrisGfK durante o 2º trimestre de 2006.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Sociedade em Rede em Portugal" é uma obra que recomendo vivamente!
RC