segunda-feira, 16 de junho de 2008

FILMES


O filme de Abdellatif Kechiche, O segredo de um cuscuz (La graine et le mulet), não foi recebido de modo unânime pela crítica cinematográfica. A história anda à volta de uma família tunisiana emigrante em França, com Slimane, um velho operário da indústria naval, como principal elemento. Despedido, ele decide fundar um restaurante de cuscuz no interior de um velho barco. Com a burocracia adversa ao seu projecto, ele tem uma aliada, a enteada (Rym), criativa e com personalidade simultaneamente sonhadora e lutadora. Slimane está dividido entre duas famílias, a dos filhos e a da enteada, aquela apoiante da ideia do restaurante mas esta como contribuinte final para o sucesso (a história fílmica não permite isso, mas é a minha interpretação e desejo).

Por seu lado, o filme O sabor do amor (My Blueberry Nights), do realizador Kar Wai Wong e com Norah Jones e Jude Law como principais intérpretes, também não recebeu todas as boas críticas. Elizabeth, após o corte de uma relação emocional, conhece um conjunto de personagens distintas e que a ajudam a relativizar a paixão e os êxitos na vida: um proprietário de um café, uma jogadora em maré de azar, um polícia perturbado. Um crítico que eu li escrevia sobre os estereótipos que os estrangeiros criam acerca da América, como os motéis, as estradas que nunca mais acabam, a transumância humana. A história é, na realidade, fechada, mas com um sentido experimental muito vivo (no vídeo, nos quadros, na relação música/imagem, com a voz de Norah Jones em fundo).

Para mim, valeu a pena vê-los.

1 comentário:

Unknown disse...

(a história fílmica não permite isso, mas é a minha interpretação e desejo).

e o que significa o seu desejo para a nossa compreensao do filme?
Ficamos a saber que Professor gostaria que fosse assim (onde?) mas esse é o seu "filme", outro filme em que se trataria de si, nao?
mdg