terça-feira, 3 de junho de 2008

OS MEDIA NOS PRIMEIROS CINCO ANOS DO SÉCULO


Os media em Portugal nos primeiros cinco anos do século XXI, livro organizado por Manuel Pinto e Sandra Marinho, foi agora publicado pela editora Campo das Letras (406 páginas).


Trata-se do segundo volume, o qual sucede a A Comunicação e os Media em Portugal. Cronologia e leituras de tendências, 1995-1999, publicado há oito anos. Da contracapa do novo volume retira-se a informação que o livro pretende "contribuir para a compreensão crítica do campo dos media e do jornalismo e, ao mesmo tempo, fornecer subsídios para a memória histórica, neste domínio tão relevante das nossas sociedades". A investigação insere-se no projecto Mediascópio - Estudo da Reconfiguração do Campo da Comunicação e dos Media em Portugal, projecto desenvolvido na Universidade do Minho.


Na introdução, da responsabilidade dos dois organizadores, lê-se que o projecto Mediascópio teve os seguintes propósitos: 1) reunir, sistematizar e difundir informação sobre os media e a comunicação, 2) analisar criticamente o desenvolvimento de tendências, 3) aprofundar questões com alcance teórico e empírico de relevo. O projecto Mediascópio desenvolveu-se em torno de quatro linhas: 1) construção de uma base de dados sobre os acontecimentos no campo dos media, de que se publicariam os dois volumes acima indicados e a obra Televisão e Cidadania: contributo para um debate sobre o serviço público, 2) jornalismo (auto-regulação, conceito de qualidade, ciberjornalismo, transformações na profissão e condições do seu exercício), 3) políticas de comunicação, 4) publicidade (linguagens, instituições e negócios). Para além dos livros já mencionados, foi publicado um outro intitulado Casos em que o jornalismo foi notícia.

Do projecto Mediascópio resultaram três teses de doutoramento e cinco outras estão em curso. Na actualidade, o projecto desenvolve três linhas de investigação: 1) jornalismo em mudança no contexto digital, 2) regulação dos media (o caso da ERC), 3) observatório da programação televisiva.

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