quarta-feira, 30 de julho de 2008

FÃS DO SCRABBLE PROCURAM MANTÊ-LO NO FACEBOOK


Li a notícia na newsletter de hoje do European Journalism Centre: os fabricantes de brinquedos Mattel e Hasbro querem retirar o jogo Scrabulous da rede social Facebook, alegando que há direitos de autor infringidos pela rede social. A acção desencadeou-se ontem, com rapidamente 13 mil assinaturas de pessoas ligadas à rede social e fãs do jogo numa petição (neste momento, deve estar bem maior). A vigorosa campanha de defesa do jogo seguiu outras vias como cartas, emails e chamadas telefónicas para os fabricantes.

O Scrabbe é um jogo de tabuleiro onde se preenchem palavras, em que 2 a 4 jogadores procuram marcar pontos formando palavras interligadas. Adquiriu o nome Scrabulous quando passou para jogo online. No Facebook, há quase 600
mil membros que diariamente jogam o jogo. A intenção de remover o jogo do Facebook, onde é um dos dez mais populares jogos, tem a ver com a partição da licença de propriedade comercial do Scrabble em duas: a Hasbro tem direitos nos Estados Unidos e no Canadá e a Mattel em todo o resto do mundo. A adaptação do jogo à internet foi feita pelos irmãos Rajat e Jayant Agarwalla, dois especialistas de software de Calcutá [imagem retirada do sítio BBC NEWS].

Sem comentários: