domingo, 13 de julho de 2008

HISTÓRIAS VÁRIAS


Nas Encruzilhadas do Romance Antigo: Espaços, Fronteiras, Intersecções é o tema do IV Congresso Internacional sobre Romance Antigo, a realizar na Gulbenkian (21 a 26 deste mês). O evento conta com a participação de especialistas como Simon Goldhill (intérprete da poesia grega, vindo da Universidade de Cambridge), Carlos García Gual, docente de filologia grega (Universidade Complutense de Madrid) e o escritor Steven Saylor, autor de contos sobre a Roma Antiga (informação retirada da Agenda Cultural Lisboa, número de Julho).

A Fábrica da Pólvora de Barcarena, construída no início do século XVII para o fabrico daquele tipo de explosivos, tem, desde 1994, uma outra função: espaço de cultura, lazer e educação. Ali funciona também a Universidade Atlântica. O Festival Sete Sóis - Sete Luas realiza-se ali (informação retirada da Agenda Cultural 30 Dias, de Oeiras, número de Julho/Agosto).

José Nisa, médico e autor de letras musicais, foi igualmente director de programas e administrador da RTP. Estava na RTP em 1977, quando lhe propuseram uma telenovela chamada A Gabriela. Diz Nisa: "A única coisa que dava para ter medo era ter 120 ou 150 episódios. E se não funciona"? O programa teve um sucesso que vem em todos os livros que se escrevem sobre o período. Então, Nisa teve outras alegrias, ao comprar Os Marretas, a Heidi e o Marco, parte da programação orientada para as crianças e em que Maria Alberta Menéres ajudou imenso (informação retirada da revista Os Meus Livros, de Julho).

Sem comentários: