sexta-feira, 4 de julho de 2008

O AUTOCARRO DA SELECÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL


A Mala-Posta Inglesa e o Autocarro da Selecção é o título da comunicação de Eduardo Cintra Torres apresentado no congresso da SOPCOM, realizado em Braga entre 6 e 8 de Setembro de 2007. As actas do congresso foram agora publicadas.

O texto de Eduardo Cintra Torres


  • compara dois textos separados entre si 155 anos: o ensaio literário The English Mail-Coach, de Thomas De Quincey (1849), recordando a difusão pelas diligência do correio inglês das notícias das vitórias militares contra a França na Guerra Peninsular e Waterloo, e a transmissão televisiva em directo da viagem da Selecção Nacional de Futebol a bordo de um autocarro entre Alcochete e o Estádio da Luz, em Lisboa (RTP1, 04.07.2004). Aproxima os dois textos a singularidade da deslocação de um veículo simbolizando a grandeza da nação através de uma multidão que, também ela, representa a mesma nação na sua apresentação mediática. Ambos os textos se servem de um símbolo totémico efémero (a mala-posta/o autocarro) e de um símbolo colectivo também efémero (a multidão) para representar a fusão ao mesmo tempo temporal e atemporal entre o colectivo e uma ideia de pátria".
Mais à frente, continua Eduardo Cintra Torres:

  • As imagens da emissão mostraram o «cordão humano» ao longo do percurso onde foi autorizado e o entusiasmo genuíno ainda antes de o autocarro sair da Academia e até se dirigir ao Estádio da Luz. Em alguns momentos, a presença, a alegria dos manifestantes, as cores e o movimento das pessoas, bandeiras, cachecóis e bandeirolas, bem como a singularidade dos apoios, que incluíram cavaleiros, um desfile de motards, os helicópteros, asas delta, kite surf, dois aviões acrobáticos, «muitos carros parados na Ponte» e barcos acompanhando o percurso no Tejo, esse conjunto forneceu imagens inéditas e de grande vivacidade, cor e som.
Imagens do autocarro da selecção portuguesa de futebol e fãs a empurrarem-no também entraram no mais recente campeonato de futebol europeu, nomeadamente na publicidade de um patrocinador directo, promovendo energia alternativa. Cenas que se repetem com um grande vigor!

Para ver o texto com uma maior dimensão clicar no símbolo de SlideShare e clicar, de novo, no ícone "ecrã total".




Sem comentários: