Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
MEDIÇÃO DE AUDIÊNCIAS
Em 30 de Abril de 2004, publiquei aqui um texto sobre medição de audiências. Um leitor atento enviou-me, hoje, algumas rectificações, que coloquei na referida mensagem e replico aqui, agradecendo a amabilidade desse leitor:
1. O primeiro estudo de audiência de imprensa foi realizado e publicado, em 1952, pelo Dr. Salviano Cruz, na Revista de Pesquisas Económicas e Sociais (vol.II, Setembro-Dezembro 1952),
2. Entre 1980 e 1982, a Teor instalou um painel semanal de audiência e avaliação dos programas da RTP,
3. A NORMA realizou Estudos de Audiência de Meios até 1990, criou a primeira base de dados interactiva online, com a audiência de todos os meios de comunicação, para utilização pelas agências de publicidade e outros clientes. Em 1990, instalou o sistema de audimetria para a audiência de televisão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário