segunda-feira, 15 de setembro de 2008

SOBRE A FM


Cristopher H. Sterling e Michael C. Keith publicaram este ano Sounds of change. A history of FM Broadcasting in America.

Inicialmente, a FM (frequência modulada) era oferecida nos rádios com AM (modulação de amplitude ou onda média). Programas e publicidade eram iguais nas duas gamas de frequência. Mas, na década de 1960, a regulação nos Estados Unidos e na Europa permitiu que a FM se tornasse independente. Sterling e Keith consideram que a FM atraiu o movimento de contracultura, grupos minoritários, público não comercial e a rádio universitária. Em 1979, a rádio em FM ultrapassava as audiências de AM. Mas surgiriam nuvens, entretanto, com a rádio digital (satélite, internet, DAB), e com uma programação mais comercial, pouca variedade e publicidade excessiva.

Para mim, a rádio é o meio mais mágico. Porque cresci a ouvir a rádio, precisamente em FM. E as boas e inolvidáveis recordações, como o programa Em Órbitra, o teatro radiofónico, a música clássica, os locutores, a publicidade, o impacto que a rádio teve na viragem do regime político e, porque não?, a música pimba antes e depois de 1974 - que recusei na altura mas gostaria de a estudar sociologicamente, se voltasse a investigar a história da rádio. Falta-me o tempo neste momento, mas o meu coração está ali, na rádio e na sua fabulosa história.


Recebi o livro hoje. Gostaria de o ler rapidamente e fazer uma pequena recensão e dedicá-la aos amigos da rádio e aos que me dão muito prazer em ouvir rádio, como o programa a ser transmitido esta tarde e começo da noite na estação Radar. E a Adelino Gomes, que vai fazer um belíssimo lugar como provedor do ouvinte.

Sem comentários: