quinta-feira, 13 de novembro de 2008

AINDA SOBRE A MORTE DA BLOGOSFERA


Na continuação da proposta de Paulo Querido (Mas certamente que sim!), sobre a morte da blogosfera, vi outra referência sobre o mesmo tema, e no mesmo dia, no blogue da enciclopédia Britannica.

Considera
Nicholas Carr que a blogosfera parece ter entrado na sua crise de meia-idade: o que parecia fresco e cheio de novidade em 2004 é agora familiar e cansativo. Mas Carr vê mais adiante: se continua a haver um conjunto de bons blogues, inscritos num espaço público mas aberto à intimidade e à observação pessoal, o argumento de que os blogues estão fora dos media tradicionais desapareceu. Diz o mesmo articulista que a maioria dos blogues mais populares são empresas comerciais com equipas de escritores e jornalistas, com agressivas operações comerciais e com estratégias de links para outros blogues com objectivos idênticos. E acrescenta: alguns são bons, outros são aborrecidos.

Parece que a ideia romântica da blogosfera - onde cada um escreve o que pensa ser útil e o partilha com outros, formando uma comunidade - está rapidamente a desaparecer. Poderá ser. Mas não esqueço uma coisa - o ano está a acabar, os media mais fortes precisam de uma palavra-chave ou acontecimento ou ideia do ano enquanto marca deste 2008 e, certamente, a palavra blogue não vai ser a eleita. Por isso, procura-se afanosamente uma outra. Será o Twitter, que casa mais convenientemente a internet com o telemóvel?

Eis um dos motivos para amanhã estarmos no IV Encontro dos Blogues, na Universidade Católica - a discussão do futuro da blogosfera (passe a publicidade e fazendo uma declaração de interesse, dado eu ser um dos organizadores). Esperamos que muitos blogueiros estejam presentes!

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Rogério, obrigado pela já dei resposta a algumas das suas questões. E publico os slides de suporte à minha apresentação.

Sobre o fim da blogosfera, no Expresso multimedia: http://pauloquerido.net/t/1/