terça-feira, 9 de dezembro de 2008

LIVRO DE TIAGO BAPTISTA APRESENTADO AO PÚBLICO

Foi hoje ao final da tarde, na livraria Pó dos Livros (rua do Marquês de Tomar, em Lisboa), que foi apresentado o livro de Tiago Baptista, A Invenção do Cinema Português. João Bénard da Costa encarregou-se de o apresentar. Foi uma conversa agradável, em que Bénard da Costa destacou a importância do cinema português, apesar de um livro seu ter levado o título O Cinema Português Nunca Existiu e que Tiago Baptista repega na introdução, que tem a designação "O Cinema Português Sempre Existiu". Foi oportunidade para o director da Cinemateca discorrer sobre quem gosta de cinema português e quem não gosta de cinema português, sempre em nítida oposição de perspectiva entre "o cinema de comédia dos anos 40 é que era bom" e "o cinema de Oliveira é chato" ou o "cinema de Oliveira e de Pedro Costa tem repercussão nos festivais e nos circuitos internacionais de cinema" mas não o filme "O crime do padre Amaro".


Na mesa: à esquerda, João Bénard da Costa, director da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema; ao centro, o autor; à direita, Inês Hugon, directora de produção da editora Tinta da China.



[obs: as minhas desculpas ao Dr. João Bénard da Costa, por, no vídeo, o ter escondido atrás do livro exposto na mesa; amador que sou, a posição em que me encontrava não era a melhor]

1 comentário:

Unknown disse...

Aproveito a janela para lhe desejar boa noite, com um beijinho, porque ao lê-lo me apetece ser afectuosa...