sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

TESE DE DOUTORAMENTO SOBRE RÁDIO

Com o tema O consumo activo dos novos utilizadores na Internet: ameaças e oportunidades para a rádio musical (digitalizada), João Paulo Meneses é um novo doutor, após as provas públicas prestadas em Pontevedra (Espanha).

Gentilmente, o novo doutor, que eu saudo através deste meio, forneceu-me um resumo (grande), de onde eu tirei algumas conclusões, e que partilho aqui. Ele parte do princípio que ouvir notícias ou informação na rádio, por exemplo no carro ou enquanto se toma banho, é ainda insubstituível. Mas os anos mais recentes trouxeram alternativas que imitam o que a rádio faz (distribuir música de uma forma fácil, em grande quantidade) e até com ganhos, alternativas que são digitais.

Daí que Meneses considera que a rádio está perante uma tripla crise: de conceito, de negócio e de modelo, que a pode tornar obsoleta, por desinteressante. Depois, ele trabalha muito o destinatário dos serviços musicais on demand, consumidor activo (interactivo). Afirma mesmo que a geração iPod é um protótipo das novas gerações de utilizadores. Isso articula-se com o que João Paulo Meneses indica haver condições (humanas e tecnológicas, sobretudo) para criar um novo tipo de consumo mediático, com fortes implicações num novo modelo da rádio.

Se o fluxo sincrónico - a que chamamos rádio - vai continuar a existir, embora com perda de importância, vai surgir uma oferta mais ampla que segue os interesses dos consumidores activos de música. Um dos destinos da rádio é a sua transformação, independentemente daquilo que foi no passado. Como grande conclusão, não há apenas a rádio para fazer o que antes apenas a rádio fazia, mas nascem novos meios musicais, que tendem a apresentar vantagens sobre a rádio.

João Paulo Meneses é jornalista na TSF e docente no ISLA. Publicou o livro Tudo o que se passa na TSF.

1 comentário:

smogpt disse...

antevisão aqui:
http://www.scribd.com/doc/8078700/Dora-Santos-Silva-Comunicacao-Blogues-Culturais1