
A invenção de Daguerre foi um desenvolvimento natural das capacidades no trompe l’oeil. Na Grande Exposição de 1851, o estereoscópio fascinou as multidões. A imagem em movimento dos Lumière captou a imaginação contemporânea na década de 1890, apresentando cenas da vida real num minuto, como o comboio a chegar à estação, os trabalhadores a sair da fábrica, o jardineiro com a mangueira [algumas das imagens dos Lumière podem ser apreciadas no pequeno vídeo abaixo, publicado já no blogue em 11 de Setembro de 2006].
Anthony Smith chama a atenção para o facto de a evolução da tecnologia concentrar-se em interacções e dependências – social, artística, técnica e intelectual. O trabalho de Marconi na rádio ocorreu no mesmo momento do dos irmãos Lumière no cinema; Zworikyn (cinescópio do televisor) estava a trabalhar nos princípios básicos da televisão na mesma década do trabalho principal de Méliès. Criaram-se simultaneamente sistemas de regulação para o telégrafo e para o telefone. A televisão e a rádio têm um feixe comum de técnicas cujo ímpeto conduz a uma aspiração comum.
Leitura: Anthony Smith (1993). Books to bytes. Knowledge and information in the postmodern era. Londres: British Film Institute
[continua]
Sem comentários:
Enviar um comentário